Proposta Pedagógica

Com a missão de  “Capacitar para um futuro promissor”, a Coree International School desenvolve seus trabalhos seguindo seu Projeto Pedagógico que contempla aspectos da formação intelectual e humana.
O Projeto Pedagógico da Coree International School é fundamentado nos princípios socioconstrutivistas e, do Infantil ao Médio, o currículo tem como base as orientações dadas pela BNCC (Base Curricular Nacional Comum) e pelo International Baccalaureate (IB).
O desenho do currículo, a metodologia de ensino e o processo de avaliação são aspectos diferenciais da proposta pedagógica da Coree International School. O uso de padrões, indicadores de aprendizagem e rubricas, compromete o estudante com o a própria aprendizagem, pois o coloca como agente central do processo.
Metodologias ativas de aprendizagem, processos de avaliação formativa, práticas de Mindfulness e disciplinas como Design Thinking e Robótica dão ao currículo um caráter inovador.
A inter e a transdisciplinaridade presentes na estrutura curricular permite que os estudantes possam colocar seus conhecimentos adquiridos nas diversas áreas em ação, para solucionar problemas complexos da vida real – processo denominado de Aprendizagem através de problemas. Esse processo de aprendizagem pela investigação para a resolução de problemas, permite que as crianças desenvolvam um senso de curiosidade e uma maior compreensão do mundo ao seu redor. (IBO 2009)
Como escola bilíngue de imersão, o ensino da segunda língua tem como foco a comunicação acadêmica, além da social. Na Educação Infantil a Língua Inglesa é utilizada 100% do tempo e a partir do Ensino Fundamental I a proporção é de 50% entre Português e Inglês. A partir do 8º ano do Ensino Fundamental, dá-se início ao ensino da Língua Espanhola.
A escola prepara, com excelência, os estudantes para os exames nacionais e internacionais como: ENEM, Vestibular, Proficiência em língua inglesa e exames de acesso às universidades estrangeiras.
Ao completar o programa bilíngue da Coree International School o estudante adquire:
– Certificado de Cambridge – FCE (First Certificate in English)
– Diploma de Ensino Médio Brasileiro
– Diploma de High School Americano
– Diploma do International Baccalaureate
A introdução da prática de Mindfulness no dia-a-dia da escola contribui muito para a qualidade de vida da comunidade escolar. Através do Mindfulness é possível desenvolver um estado mental de atenção, presença e consciência, pois proporciona, o treinamento da atenção, a obtenção de uma mente calma e clara, o autoconhecimento e autocontrole, a criação de hábitos mentais saudáveis e o desenvolvimento do foco e da inteligência emocional.
Por meio do Design Thinking, o currículo da escola promove o desenvolvimento da criatividade, da empatia, da ação proativa, da consciência metacognitiva e da capacidade de solucionar, de maneira ativa, os problemas reais. Como resultado, os alunos se constroem como sujeitos que assumem riscos ponderados, participam da aprendizagem experiencial, persistem na solução de problemas, abraçam a colaboração e trabalham através de processos criativos.
A Tecnologia da Informação e a Robótica colaboram para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da inventividade.
As artes (Artes Visuais – Música e Teatro) ocupam um lugar especial no currículo da escola. Com carga horária expressiva, o trabalho por meio das artes permite desenvolver nos estudantes elevada capacidade de interpretação que amplia a percepção, fundamental para qualquer atividade. O ensino das artes contempla de maneira integrada os desenvolvimentos cognitivo e afetivo. Ao interpretar ou produzir uma arte, a emoção entra em exercício em conjunto com a criatividade. A expressão artística complementa as outras formas de expressão.

AUTORIZAÇÕES E CREDENCIAMENTOS

– Ensino Fundamental II desde 2008 Parecer Nº 749/2008 de 17/12/2008
– Ensino Fundamental I desde 2010 Parecer Nº 992/2010 de 07/04/2010
– Ensino Médio desde 2012 Parecer Nº 260/2012 de 25/09/2012
– Ensino Infantil desde 2018 Parecer Nº 0688/2018
– Keystone – K12 para oferta de High School Americano desde 2013
– IB Primary Years Programme (PYP) desde 2016
– IB Diploma Programme (DP) desde 2013
– PSAT College Board ​